A pediatria é uma especialidade médica relativamente nova, surgindo somente no meados do século XIX.
Abraham Jacobi (1830 – 1919) é sabido como o pai da pediatria. A pediatria (do grego paidos – criança e iatreia – processo de cura) é a especialidade médica dedicada à criança e ao adolescente, nos seus diversos aspectos, sejam eles preventivos ou curativos.
Os aspectos preventivos envolvem ações como aleitamento materno, imunizações (vacinas), prevenção de acidentes, além do acompanhamento e das orientações necessárias a um crescimento e desenvolvimento saudáveis (puericultura). Já os curativos correspondem aos diversos procedimentos e tratamentos das mais diversas doenças exclusivas ou não da criança e do adolescente.
A prevenção, a orientação em relação a imunização e acidentes típicos de cada faixa etária e o acompanhamento do desenvolvimento devem ser feitos pelo pediatra do posto de saúde, ambulatório ou consultório. Essas ações são muito importantes para evitar a presença constante em emergências e pronto atendimentos expondo, muitas vezes sem necessidade, os pacientes ao contato com doenças mais graves e de fácil transmissibilidade.
Além disso, o acompanhamento pediátrico pode prevenir doenças na vida adulta e diagnosticar precocemente doenças crônicas que precisam de avaliação mais especializada. Nas emergências pediátricas e pronto atendimentos cabe ao pediatra excluir doenças graves, diagnosticar e tratar, quando necessário, doenças agudas (tempo de doença menor ou igual a 1 semana) e encaminhar a especialistas quando for indicado.
A pediatria é uma especialidade médica relativamente nova, surgindo somente no meados do século XIX.
Abraham Jacobi (1830 – 1919) é sabido como o pai da pediatria.
A pediatria (do grego paidos – criança e iatreia – processo de cura) é a especialidade médica dedicada à criança e ao adolescente, nos seus diversos aspectos, sejam eles preventivos ou curativos.
Os aspectos preventivos envolvem ações como aleitamento materno, imunizações (vacinas), prevenção de acidentes, além do acompanhamento e das orientações necessárias a um crescimento e desenvolvimento saudáveis puericultura). Já os curativos correspondem aos diversos
procedimentos e tratamentos das mais diversas doenças exclusivas ou não da criança e do adolescente.
A prevenção, a orientação em relação a imunização e acidentes típicos de cada faixa etária e o acompanhamento do desenvolvimento devem ser feitos pelo pediatria do posto de saúde, ambulatório ou consultório. Essas ações são muito importantes para evitar a presença constante em emergências e pronto atendimentos expondo, muitas vezes sem necessidade, os pacientes ao contato com doenças mais graves e de fácil transmissibilidade.
Além disso, o acompanhamento pediátrico pode prevenir doenças na vida adulta e diagnosticar precocemente doenças crônicas que precisam de avaliação mais especializada. Nas emergências pediátricas e pronto atendimentos cabe ao pediatra excluir doenças graves, diagnosticar e tratar, quando necessário, doenças agudas (tempo de doença menor ou igual a 1
semana) e encaminhar a especialistas quando for indicado.